Bianchi-formas-bateria-paineis-metalico-premoldado-prefabricado-1
07/08/18

A Shimazu & Shimazu, com sede na região de Lorena, tem como principal atividade a construções de galpões em pré-fabricados de concreto e adotou o sistema em baterias para fabricação de painéis de concreto.

Com mais de 35 anos de atuação na construção de galpões e edificações, a empresa zela principalmente pela satisfação de seus clientes quanto aos serviços prestados, qualidade e segurança. Objetivo principal da Shimazu foi o de produzir painéis com baixo emprego de mão-de-obra, baixo custo operacional e qualidade na produção de painéis. A fôrma foi demandada para construção de muro de mais de 4 km para um condomínio residencial e também como implemento em sua linha de para produção de painéis horizontais para fechamento de galpões e edificações comercias.

Os painéis de fachada em horizontal podem ter diversas dimensões, de acordo com a necessidade do pré-fabricador. As dimensões mais comuns acompanham a modulação da estrutura (distância entre pilares), podendo, então ser de 6m, 8m, 10m ou 12m e entre outros comprimentos.  Em altura podem também variar, o mais comum é o emprego de 1,25m em função do aproveitamento de armadura, ou seja, tamanho de tela padrão no mercado com 1,20m de largura. E, a espessura nos painéis maciços varia de acordo com o comprimento do painel, partindo de 6 cm de espessura. A recente norma NBR 16475:2017 faz a recomendação das dimensões para os painéis.

A bateria para a Shimazu está concebida para produção de painéis maciços, com comprimento variável até 8,00m de comprimento, altura até 1,25m, espessura de 10cm (e previsto ainda para utilização de outras espessuras), 6 gavetas de produção, sistema de separadores magnéticos permitindo livre variação do comprimento, sistema de caixas magnéticas para posicionamento das ligações e vibradores pneumáticos de alta freqüência. Para acesso ergonômico à parte superior, são disponíveis escadas de acesso e para segurança, a fôrma ainda conta com corrimão e gradil.

 

fôrma em bateria é uma solução de alta técnica construtiva e, devido seu formato compacto e verticalizado, esse sistema é o que menor consome espaço físico e confere maior produtividade ao pré-fabricador. Não é necessário grandes alturas no galpão para poder utilizar esse sistema, pois não é necessário que o painel seja desmoldado e movimentado por cima da fôrma, o painel é movido longitudinalmente em cada gaveta. Num espaço reduzido, a logística de transporte e movimentação de concreto, armadura e dos próprios painéis é reduzido. Como a posição de trabalho é ergonômica para saque, limpeza, montagem e desmolde, os trabalhadores alcançam nível de produtividade maior. O resultado final é uma produção muito mais enxuta, no sistema oferecido foi possível constatar uma necessidade de trabalho de apenas 3 pessoas no molde, num ciclo de produção de 6 horas de trabalho.

Para conferir qualidade estética à superfície e às dimensões, a bateria é construída com chapas únicas, ou seja, sem emendas e os chanfros de borda são executados com perfis maciços. Além de conferir, qualidade ao produto final, confere maior durabilidade à fôrma. O uso de vibradores de alta freqüência são também uma recomendação quando se emprega concreto convencional, além de ser uma solução com custo operacional mais econômico, proporciona velocidade e homogeneidade de produção. Em sua produção, a Shimazu está empregando concreto com slump de 14 +-2cm e com uso de CPIII.

Para completar a solução de produção de painéis, fornecemos os sistemas de içamento tipo pino galvanizados a fogo para o içamento dos painéis.

Nos últimos 10 anos, no Brasil, principalmente nos estados da região Sudeste, a utilização de painéis cresceu exponencialmente, sendo que em quase totalidade das empresas de médio e de grande porte a oferta de painéis em concreto já é uma condição essencial para comercialização das estruturas pré-fabricadas. Os painéis de fachada pré-moldados em concreto, atualmente são elementos indispensáveis para os pré-fabricadores. Com eles é possível garantir uma construção extremamente veloz e com a qualidade que os pré-moldados oferecem.

A Bianchi tem o compromisso de fornecer produtos tecnologicamente mais avançados em seu mercado, para que a indústria de pré-fabricados possa alcançar melhores padrões de qualidade, produtividade e segurança, buscando resultados conjuntos com seus clientes para uma forte parceria.