1
25/01/18

O mundo do pré-moldado industrial sofreu muitas alterações importantes nos últimos anos. As exigências atuais do mercado vão cada vez mais no sentido de obter uma melhor qualidade nos elementos pré-moldados, otimizando a produtividade das instalações e au

Deste modo, a Bianchi Casseforme aumentou O seu portfólio de produtos, incluindo ainda:
- moldes industriais para elementos prémoldados
- sistemas de distribuição de concreto
(muito famosa é a máquina "Speedy")
- sistemas de formas magnéticas
- sistemas vibratórios
- instalações de lavagem de painéis
- máquinas e grampos de protensão
- sistemas de elevação e fixação para
elementos pré-moldados
A empresa pretende ser um parceiro confiável para o fornecimento integral de instalações ou mesmo para a modernização das linhas de produção existentes. A grande lista de referências que a empresa vem acumulando nestes últimos anos confirma que a escolha deste negócio estava absolutamente certa.

O primeiro passo na definição do tipo de instalação é, decididamente, o estudo da disposição, através da simulação dos fluxos de material de entrada e de saída, tendo em conta a produção de paletes por hora e a localização do cliente. O segundo passo é a definição das máquinas a colocar na linha de produção, decisão tomada em conjunto com o cliente, em conformidade com a produtividade e o nível de automação esperados. 

Paletes e sistemas de manuseio de paletes 

Graças aos seus 50 anos de experiência na produção de mesas de pré-moldagem, a Bianchi Casseforme garante paletes de elevada qualidade e de superfície extremamente plana, com muito bom acabamento superficial e possibilidade de equipar com vários tipos de elementos laterais afixáveis. 

Um sistema de rodas friccionadas e blocos de rolamentos de transmissão de transporte confere o movimento longitudinal às paletes, ao passo que alguns carrinhos de transferência lidam com os movimentos transversais. Uma estação de inclinação permite que os elementos de pré-moldagem sejam desmoldados quando estiverem em posição quase vertical, evitando qualquer impacto devido a elevação não em linha reta. Em caso de produção de lajes duplas, é necessário inserir um tombador de paletes na linha. Esta máquina tem a função de elevar uma palete com meia laje de concreto acabada de sair da câmara de cura, virála 180° e depositar a camada de concreto sobre outra meia laje acabada de moldar, de modo a obter uma elevada qualidade do acabamento superficial de ambos os lados visíveis.

Tratamento de paletes


Estão disponíveis dois sistemas diferentes de limpeza de paletes vazias após a desmoldagem: máquina de limpeza tradicional  com escovas e aspirador ou um robô antropomórfico com um bico na cabeça que pulveriza CO2 comprimido a uma temperatura de -80 °C; este sistema garante
um nível muito elevado de remoção de resíduos de concreto. No que diz respeito ao sistema de lubrificação, é proposto um sistema de pulverização através de um robô antropomórfico. Isto permite uma grande economia de agente de liberação de molde, porque o bico de pulverização da cabeça do robô consegue liberar e dosear a quantidade necessária de óleo. 

Distribuição de concreto e vibração

A Bianchi Casseforme sugeriu um distribuidor de concreto com sem-fim montado em uma estrutura de movimentos transversais e longitudinais. A precisão da distribuição de concreto em cada posição da palete é garantida pelos sem-fins de velocidade variável (controlados pelo conversor de frequência) e pela abertura e fecho sincronizados das portas para saída do concreto. Uma estação de vibração completa e melhora a qualidade da moldagem.

Armazém vertical de paletes

Em caso de produção elevada e de modo a minimizar o espaço ocupado, recomenda-se inserir na linha de produção um armazém vertical de linhas de paletes, totalmente gerenciado e servido por uma ponte rolante. Dentro do armazém de paletes é possível instalar um sistema de cura
acelerada, de modo a acelerar tanto quanto possível os tempos de produção.

Formas magnéticas: produção e manuseio

Graças à comprovada experiência no setor, atualmente a Bianchi pode fornecer quase todos os tipos de forma e imã, que podem ser usados em uma fábrica com linha de produção em circuito fechado. 

Estão disponíveis, sob solicitação e para aplicações altamente automatizadas, todos os equipamentos para manuseio de formas dentro das instalações, com laser ou plotadora; sistemas de limpeza de formas; posicionamento automático de formas nas mesas com a ajuda de um robô.

Automação das instalações

Estão disponíveis vários níveis de automação em função das necessidades do cliente em termos de velocidade de produção e redução de mão de obra: desde o modo semiautomático, em que cada passo do processo de produção deve ser efetuado e autorizado por um operador na linha, até ao modo totalmente automatizado, em que, devido à cooperação com empresas parceiras, as instalações de produção são totalmente integradas nos sistemas CAD/CAM e ERP da fábrica.